segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Miragem d’Os Lobos


O enfoque de hoje vai para um grupo de conterrâneos: a lendária banda Os Lobos. Formada em Niterói em 1964, teve sua vida artística mais dedicada às apresentações ao vivo – em bailes, clubes, programas de rádio e TVs – do que às escassas e espaçadas gravações em todos os seus anos de atividades.

Falo aqui apenas sobre o que é considerado seu melhor e mais importante trabalho, o LP Miragem. Único lançado durante sua fase áurea, foi editado pelo selo Top Tape sob o número de série TT-0002 em 1971. É um excelente disco, tendo características marcantes dos anos da Psicodelia e cujo som é uma mescla de estilos bem a caráter do gênero. Apresenta faixas mais voltadas para um rock psicodélico carregado de humor e deboche, tanto nas letras quanto nas músicas, como nas faixas Seu Lôbo (sic), You e Pasta de Dentes Sabor Chicletes. Nestas, eles demonstram claramente seu lado mais influenciado pelos Mutantes da fase inicial, o que, convenhamos, não é de modo algum um demérito. O Homem de Neanderthall e Meu Amor por Cristina são mais pesadas, arrastadas, onde o grupo demonstra sua influência mais black, em acentos e vocais soul-psicodélicos. Baladas folk com tinturas e temáticas hippies, assim são Santa Teresa, Dorotéia, a linda e melódica Avenida Central e a bela e viajante faixa título. Os arranjos são sempre criativos e trazem um quê de sofisticação, mesclando detalhes característicos como guitarras distorcidas, vocais femininos e masculinos com efeitos, órgão, pianos, violões, naipe de violinos etc.

Vale citar a que completam a discografia do grupo: LP Os Lobos (Niterói Discos, 91); LP O Espigão, trilha sonora da novela (Som Livre, 74): faixa Na Sombra da Amendoeira; LP As 12 Finalistas do VII FIC (Fase Nacional) (Som Livre, 72): faixas Eu Sou Eu, Nicuri é o Diabo e Let Me Sing, Let Me Sing; compacto Cabine Classe "A" / Fanny (Savoya); compacto Só Vejo Você / Cristina (Savoya); compacto Avenida Central / Santa Teresa (Top Tape, 71 – retiradas do LP Miragem); compacto Momentos do VII FIC (Som Livre, 72): faixa Pente, creditada a Claudio Ornellas e Os Lobos; compacto Você Precisa Acordar / Jogo de Amor (CBS, 75).

Para os pesquisadores, uma dica: o livro Liverpool – Cantareira: Rota do Rock traz fotos raras e detalhes sobre o grupo, além de dezenas de outros de Niterói.

Abraçonoros e até a próxima viagem!

(Publicada originalmente em 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário